Desafios, práticas e perspectivas

OBJETIVO GERAL
Formar novos líderes que agreguem valor às gestões do Cidadania. Capacitar filiados, prefeitos e vereadores do Cidadania na área de gestão pública com a finalidade de elevar o padrão das administrações municipais.

OBJETIVOS ESPEFÍCIOS
Fornecer bases e conhecimentos para a implementação de uma gestão pública focada no cidadão. O objetivo do curso é preparar gestores públicos para atuar de forma transparente e eficiente usando toda a tecnologia disponível (Cidades Inteligentes) na execução de políticas públicas sem abandonar a responsabilidade fiscal e a austeridade, requisitos fundamentais para uma administração pública de qualidade.

METODOLOGIA E PROGRAMAÇÃO

• Formação presencial online (telepresencial) com aulas gravadas, associada ao ambiente virtual de aprendizagem assíncrona – estudos dirigidos (vídeos/podcast e leitura).
• 6 semanas de curso (aulas às segundas e quartas – 19h às 20h30)
• Carga horária total: 36 horas
• Certificado para quem visualizar, por completo, 75% das aulas online que serão gravadas e disponibilizadas na plataforma.

FORMATO DO CURSO

• Aulas telepresenciais:
Duas aulas semanais ao vivo de 1h30. (30 minutos para tirar dúvidas dos alunos).
As aulas serão gravadas e disponibilizadas na plataforma.
• Leitura Obrigatória:
Professor deve indicar artigo ou capítulo de livro para leitura com carga de 45 min. (tempo estimado).
• Material complementar:
Professor deve indicar artigo ou capítulo de livro para leitura com carga de 45 min. (tempo estimado).

PÚBLICO-ALVO
• Prefeitos e vereadores eleitos pelo Cidadania 23
• Filiados do Cidadania 23 que atuam na gestão pública
• Simpatizantes do Cidadania 23 que desejam conhecer as boas práticas da administração pública

Professores

Luciano Rezende é formado em Medicina pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES) e pós-graduado em Medicina Esportiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O seu ensino médio foi concluído como aluno bolsista de intercâmbio internacional, pela American Field Service – AFS, em Fayette High School, Fayette, Missouri (EUA), senior year 1979-1980. É casado com Marina e tem dois filhos (Davi, 13, e Artur, 11). Luciano Rezende foi prefeito de Vitoria (ES) de 2013 a 2020 e vice-presidente de Relações Internacionais da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), entre 2015 e 2020. Foi ainda membro da Liderança do Pacífico e Américas na Escola de Política e Estratégia Global, da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD), em novembro de 2018.

Everardo Maciel é consultor tributário, professor do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) e da Escola Federal de Magistratura do TRF-1, vice-presidente da Associação Brasileira de Direito Financeiro – ABDF, membro da Academia Internacional de Direito e Economia. Ocupou vários cargos públicos, dentre eles o de Secretário da Receita Federal e da Fazenda de Pernambuco e do Distrito Federal, e o de Secretário Executivo dos Ministérios da Educação, Interior e Fazenda, e da Casa Civil da PR.

Marco Marrafon é professor de Direito e Pensamento Político da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutor e Mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com estudos doutorais na Università degli Studi Roma TRE – Itália. Membro e ex-presidente da Academia Brasileira de Direito Constituciona (Abdconst). Membro do Movimento Agora e Líder RenovaBR e RAPS – Rede de Ação Política pela Sustentabilidade.

Fausto Matto Grosso é engenheiro civil (UFPR), mestre em Desenvolvimento Local (UCDB) e professor aposentado da UFMS. Foi vereador em Campo Grande (PMDB/PCB), secretário de Estado de Planejamento (MS) e diretor de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional. Trabalhou com engenharia estrutural e, atualmente, é consultor na área de planejamento e gestão estratégica pública. Membro do Diretório Nacional e Estadual do Cidadania.

Antonio Augusto Junho Anastasia é formado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também obteve o título de Mestre e é professor licenciado de Direito Administrativo. Eleito Vice-Governador de MG, em 2006, tomou posse como Governador em 30 de março de 2010. Reeleito Governador em outubro de 2010, exerceu o cargo até abril de 2014. Em outubro de 2014, foi eleito Senador pelo Estado de Minas Gerais com mais de 5 milhões de votos. É autor e relator de mais de 300 matérias, especialmente nas áreas da gestão pública, segurança jurídica, desburocratização, segurança pública e combate à corrupção e à ineficiência.

Stella Hiroki é doutora em Cidades Inteligentes (PUC-SP). Em 2019 foi a única representante brasileira a realizar uma palestra no maior festival de inovação do mundo, Festival SXSW (EUA). Stella conta com uma grande experiência de pesquisa, como em Singapura na SMU University e na Irlanda, no The Programmable City Lab, Maynooth University. Stella também é fundadora do Smart City Talks, uma plataforma com o objetivo de incentivar as pessoas para tornar as cidades mais inteligentes.

Vânia Bueno Cury é comunicadora, professora e consultora em desenvolvimento humano e organizacional. É jornalista, com pós-graduação em Comunicação Empresarial, e mestrado em Organizational Development and Positive Change pela Case Western Reserve. Tem formação complementar em metodologias de Diálogo, Transformação de Conflitos, Práticas Colaborativas, Ética Aplicada e Terapia Narrativa. É professora nos cursos de pós-graduação FIA/USP, ECA/USP, UFSCar, ESALQ/USP, do MBA Aberje e do Centro de Educação Albert Einstein. Membro voluntária de comissões do IBGC – Instituto Bras. de Governança Corporativa e do Conselho da Presidência da Pathfinder International.

Caio Chaves Morau doutorando e Mestre em Direito Civil pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco (USP). Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (USP), com um ano da graduação cursado na Universidade de Paris. Professor de Direito Civil, Prática Civil e Direito Empresarial da Universidade Católica de Brasília. Assessor jurídico no Senado Federal. Consultor, advogado e árbitro (Câmara de Mediação e Arbitragem Especializada – CAMES).

Dora Kaufman é professora do Programa Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da PUC-SP. Pós-doutora pela COPPE-UFRJ e pós-doutora pelo TIDD PUC-SP. Doutora ECA-USP com período na Université Paris – Sorbonne IV. Economista PUC-RJ. Professora convidada da Fundação Dom Cabral/FDC. Coautora do livro “Empresas e Consumidores em Rede: um Estudo das Práticas Colaborativas no Brasil” e autora dos livros “O Despertar de Gulliver: os desafios das empresas nas redes digitais”, e “A inteligência artificial irá suplantar a inteligência humana?”. Colunista da Época Negócios.

Márcio Passos é gestor público e foi secretário de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) em Vitória (ES). Também atuou como subsecretário de Tecnologia da Informação e implementou o prédio inteligente da Sub-TI, que permite que os servidores monitorem com mais precisão ainda e mais agilidade todo o sistema de inteligência de dados e sistemas da PMV, além do Cerco Inteligente de Segurança, que ajuda a elucidar crimes envolvendo carros. Também esteve à frente da implantação do sistema de agendamento on-line na rede municipal de saúde, acabando, assim, com filas nas campanhas de vacinação e modernizando o agendamento de consultas médicas nas unidades.

Sérgio Besserman é professor do Departamento de Economia da PUC-RJ – desde 1982 ­– coordenador estratégico do Climate Reality Project seção Brasil. O economista e ecologista carioca estuda as consequências econômicas e sociais da mudança climática global desde 1992, tendo participado do Executive Program On Climate Change & Development, na Harvard University. É membro do Conselho Diretor ou Consultivo de diversas organizações não governamentais como o WWF, a CI, a Fundação Roberto Marinho, o FUNBIO, entre outras. Ingressou nos quadros do BNDES ao obter o Prêmio BNDES para dissertações de mestrado em 1987 e lá fez carreira de executivo, tendo exercido a Diretoria de Planejamento entre 1996 e 1999. Foi presidente do IBGE 1999/2003 e do Instituto Pereira Passos 2005/2008.

Luiz Carlos Azedo é jornalista e colunista político do Correio Braziliense e do Estado de Minas. Trabalhou nos jornais O Globo (RJ), Diário Popular (SP), O Dia (RJ), Última Hora (RJ) e o Correio da Manhã (RJ). Dirigiu o semanário político nacional, Voz da Unidade. Ex-diretor da Companhia de Notícias (SP), foi apresentador do Programa 3 a 1 (TV Brasil) e comentarista político da TV Gazeta (SP).

Giovanna Victer é secretária de Fazenda de Salvador e presidente do Fórum Nacional dos Secretários da Fazenda. Formada em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB), com mestrado em Políticas Sociais e Planejamento Para Países em Desenvolvimento pela London School of Economics, na capital inglesa, trabalhou em organizações não-governamentais e empresa privadas antes de sua atuação no serviço público.

Roberto Freire é presidente nacional do Cidadania 23, foi deputado estadual, federal por Pernambuco e São Paulo, Senador por Pernambuco, líder do governo Itamar Franco, ministro da Cultura e candidato a presidente da República em 1989 pelo PCB. Foi um dos responsáveis pela transformação do antigo PCB, com fim da experiência do socialismo real, no PPS em 1992 e, recentemente, um dos protagonistas de mais um ciclo de renovação que culminou na transformação do PPS em Cidadania, liderando o processo de abertura do partido para movimentos cívicos de renovação política.

Conteúdo Programático

AULA 01

Tema: Aula magna de abertura: Desafios e perspectivas para a gestão municipal no Brasil atual

Palestrante: Luciano Resende

Data: 03/05/2021 (segunda-feira) | Horário: 19h às 20h30

AULA 02

Tema: Gerenciamento Tributário

Palestrante: Everardo Maciel

Data: 05/05/2021 (quarta-feira) | Horário: 19h às 20h30

AULA 03

Tema: Noções de organização político-administrativa brasileira. União, Estados e Municípios. Tripartição dos Poderes

Palestrante: Marco Marrafon

Data: 10/05/2021 (segunda-feira) | Horário: 19h às 20h30

AULA 04

Tema: Planejamento estratégico, governança e gestão para resultados

Palestrante: Fausto Matto Grosso

Data: 12/05/2021 (quarta-feira) | Horário: 19h às 20h30

AULA 05

Tema: Liderança no setor público

Palestrante: Senador Antonio Anastasia

Data: 17/05/2021 (segunda-feira) | Horário: 10h às 11h

AULA 06

Tema: Políticas Públicas: Cidades Inteligentes

Palestrante: Stella Hiroki

Data: 19/05/2021 (quarta-feira) | Horário: 19h às 20h30

AULA 07

Tema: Comunicação, mediação de conflitos e linguagem comportamental

Palestrante: Vânia Bueno

Data: 24/05/2021 (segunda-feira) | Horário: 19h às 20h30

AULA 08

Tema: Instrumentos de controle na gestão pública. Compliance e combate à corrupção.

Palestrante: Caio Chaves Morau

Data: 26/05/2021 (quarta-feira) | Horário: 19h às 20h30

AULA 09

Tema: Mundo digital e governança em rede

Palestrante: Dora Kaufman

Data: 31/05/2021 (segunda-feira) | Horário: 19h às 20h30

AULA 10

Tema: Inovações no setor público. E-gov. Desburocratização

Palestrante: Márcio Passos

Data: 02/06/2021 (quarta-feira) | Horário: 19h às 20h30

AULA 11

Tema: Economia, desenvolvimento e sustentabilidade

Palestrante: Sérgio Besserman

Data: 07/06/2021 (segunda-feira) | Horário: 19h às 20h30

AULA 12

Tema: Comunicação e estratégias de relacionamento com a sociedade

Palestrante: Luiz Carlos Azedo

Data: 09/06/2021 (quarta-feira) | Horário: 19h às 20h30

AULA 13

Tema: Orçamento público e gestão dos recursos financeiros. Contabilidade pública

Palestrante: Giovanna Victer

Data: 14/06/2021 (segunda-feira) | Horário: 19h às 20h30

AULA 14

Tema: Aula de encerramento – A conjuntura política nacional na atualidade

Palestrante: Roberto Freire

Data: 16/06/2021 (quarta-feira) | Horário: 19h às 20h30

Curso Content

Expandir todos

Sobre o Instrutor

Não Inscrito

Curso Inclui

  • 14 Lições
  • 23 Tópicos
  • 14 Testes
  • Curso Certificado